Limpeza de
TROCADORES DE CALOROs métodos podem ser conjugados para obtenção de melhores resultados ou para seguir orientações dos fabricantes dos equipamentos. Com um extenso parque de equipamentos e track record, podemos efetuar os serviços de limpeza de trocadores On Site ou em nossa área. Utilizando sempre da tecnologia mais atualizada para estes serviços, contamos com os fornecedores de equipamentos e ferramentas mais renomados para execução destes serviços.
Teste tubo a tubo para verificação de vazamentos nos tubos ou na solda do espelho.
Conte também pela opção de locação dos equipamentos para executar este serviço com sua equipe de manutenção.
Utilize os plugs expansíveis para isolar os tubos danificados sem causar danos ao espelho do trocador.
A instalação não oferece riscos ao operador, a aplicação é efetuada com uso de uma pequena e simples ferramenta hidráulica.
A seleção do material do Plug irá sempre respeitar a compatibilidade do material dos tubos do trocador.
Plugs Cônicos podem danificar o espelho, causando trincas e pontos de oxidação por utilização de materiais não compatíveis, além de oferecerem riscos ao técnico que irá instalar o plug cônico com utilização de marreta ou soldagem.
• Instalação rápida – tempo de instalação inferior a 15 segundos, o que maximiza o tempo de atividade da planta.
• Permanente e confiável – desenvolvido para otimizar o desempenho ao longo do ciclo de vida do trocador de calor.
• A vedação de metal com metal elimina os problemas de degradação do plugue devido à expansão térmica e corrosão resultantes da interação galvânica entre o plugue e o tubo.
Antes e após o início do processo de limpeza, o trocador deve ser testado hidrostaticamente para verificação de vazamentos.
Os dois lados do trocador são limpos pelo mesmo método executivo, respeitando a compatibilidade entre os produtos químicos a serem utilizados e a metalurgia dos equipamentos.
Os trocadores do tipo PCHE demandam limpeza mecânica por hidrojato + Limpeza química, com circulação forçada de solução compatível com a metalurgia do equipamento.
Ferramentas especiais de hidrojato são utilizadas para limpeza dos pontos cegos da área externa do circuito impresso.
Após a limpeza das colmeias e caixas, é executado o Puff Test com objetivo de expelir eventuais partículas soltas remanescentes dos processos de limpeza.
Após a execução dos procedimentos de limpeza, o equipamento é inspecionado por boroscopia para inspeção visual do resultado e em seguida o equipamento é seco com Nitrogênio com baixo ponto de Orvalho -40º C para evitar oxidação precoce causada por presença de água no interior do trocador.
Novas juntas são instaladas e o equipamento estará pronto para operar com alta eficiência na troca térmica.
Para trocadores que serão armazenados ou serão mantidos fora de operação por tempo indeterminado, o equipamento é preservado através da pressurização de Nitrogênio em baixa pressão com instalação de conexões adequadas para reter a pressão positiva de Nitrogênio no interior do equipamento.
Ao Final do serviço um relatório de inspeção inicial, registro de teste hidrostático e inspeção final é elaborado, mostrando os resultados do serviço.
Em caso de vazamentos serem encontrados, deve ser executada a Desmontagem, limpeza mecânica, remoção de resíduos de cola, instalação de novas juntas, Remontagem e Teste Hidrostático.
Ao Final do serviço um relatório de inspeção inicial, registro de teste hidrostático e inspeção final é elaborado, mostrando os resultados do serviço.